domingo, 3 de julho de 2011

Noticia envolvendo grupos sociais.

Link da noticia: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2011/07/jovens-sao-presos-suspeitos-de-racismo-e-agressao-negros-em-sp.html

Como vemos na notícia acima, o tema principal da discussão é o preconceito. Mas como pano de fundo temos os grupos sociais , que na situação descrita, servem como uma espécie de proteção para os agressores, incitando-od a agirem de maneira racista. Um grupo de amigos violentos, por exemplo, vão interiorizar a ideologia que seguem nos indivíduos, como o espancamento por diversão ou por pequena diferenças físicas e/ou mentais.
Do outro lado da história , há o grupo de negros, que por causas histórico-culturais, foram exilados à interagir entre "semelhantes" (já que tal termo é de acordo com padrões racistas) e isso foi criando hábitos específicos deles, que os excluíram ainda mais dos outros grupos sociais, aumentando o preconceito. 
Grupos sociais irão acompanhar um ser humano por toda sua vida, desde sua infância até a velhice, assim como as instituições primárias, o primeiro meio de socialização e influência do homem, que evolui conforme ele cresce. 
Um grupo social representa a causa e a consequência da personalidade do ser humano: ele entra em certo grupo por se identificar com seus ideais, mas também acaba sendo influenciado por esses mesmos ideais onde sua opinião diverge da do grupo. 
De certa maneira, o indivíduo é absorvido pelo coletivo, o que leva a diversas ações como a da reportagem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário